Brasília instala sinalização especial para os megaeventos

sinalização_mané_garrincha_1

sinalização_mané_garrincha_1

Na tarde desta sexta-feira (26) Brasília começou a instalação da sinalização complementar para a Copa das Confederações da FIFA 2013 e a Copa do Mundo da FIFA 2014, foram colocadas placas de localização nos arredores do estádio Mané Garrincha. Na Torre de TV, outras duas placas instaladas no início de abril têm se destacado e chamado a atenção de quem passa pelo local. Elas indicam os caminhos do estádio e do Aeroporto Internacional de Brasília nos idiomas português e inglês. Os dois exemplares são protótipos da nova sinalização, que vai reforçar as indicações existentes e auxiliar os turistas durante os grandes eventos esportivos.

Serão 500 placas semelhantes distribuídas na área central de Brasília, em pontos diretamente relacionados aos megaeventos. Elas trarão informações sobre áreas de estacionamento e de uso específico no período dos jogos. Entre os locais estratégicos estão toda a extensão do Eixo Monumental, os setores hoteleiros, as avenidas W3 e L2 Sul e Norte e o Parque da Cidade.

sinalização_mané_garrincha_2A Esplanada dos Ministérios também receberá atenção especial, já que será palco de uma grande festa na abertura da Copa das Confederações, em 15 de junho, e da FIFA Fan Fest, durante a Copa do Mundo de 2014. Os eventos incluem exibição pública dos jogos e apresentações de artistas. A previsão é que a instalação de toda a sinalização comece oficialmente no final da próxima semana.

O padrão da sinalização complementar foi definido pela Resolução 407 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), publicada em 12 de junho de 2012. De acordo com a norma, as placas devem ficar nas vias entre 15 de maio e 15 de julho de 2013, e de 12 de maio a 31 de julho de 2014.

Elas poderão ficar expostas durante o período de maio de 2013 até o final da Copa do Mundo da FIFA de 2014, conforme aprovação da FIFA. Seguindo as normas estabelecidas pelo Comitê Organizador Local da Copa do Mundo, as placas de Brasília possuem a logomarca do evento, em verde e amarelo, e conteúdo escrito na cor preta com fundo branco.

sinalização_mané_garrincha_3A sinalização possui alta visibilidade no período noturno. A película utilizada nas novas placas têm 350 candelas (índice de luminosidade refletida), quase 234% a mais do que as comuns, em que o índice é de 125 candelas. Isso torna a informação mais visível. As placas foram confeccionadas nos tipos L e S, definidos no padrão do tombamento de Brasília como Patrimônio Cultural da Humanidade. O tipo L são os chamados tótens, encontrados nas entrequadras das Asas Sul e Norte. Já o tipo S tem o formato retangular, a exemplo da sinalização de monumentos turísticos como o Memorial JK e o Centro de Convenções Ulysses Guimarães. O investimento total foi de R$ 930 mil, somando material e mão-de-obra.

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas