A vida sob um novo PRISMa

Gostaria de lhe fazer uma pergunta: você tem smartphone, ou pelo menos um telefone com GPS? Já acessou o facebook pelo aplicativo nativo do seu telefone? Reparou que o símbolo do GPS às vezes acende mesmo que não esteja usando o aplicativo? Sim, quando o facebook faz a sincronia de seus contatos ele vai naturalmente pegar a sua localização, ainda que você não tenha explicitamente autorizado que a coleta seja realizada. Agora olhe para a sua timeline e veja que tudo o que você posta vem com a informação do local daquela publicação junto. Sim, ele está te rastreando o tempo inteiro, quer você queira, quer não.

Sempre me chamaram de maluco e paranóico, principalmente porque venho dizendo há muitos anos que somos monitorados o tempo todo na Internet. Veja um post que publiquei em 2009 sobre o “maravilhoso” Google Wave. Na época minha preocupação estava em ter computadores começando a entender o que estamos falando e armazenar essas informações. Veio então a explicação que dei sobre quem manda na Internet e, na sequência, a revelação por trás do que estava sendo feito no Skype. Ainda assim, muita gente não me levava a sério.

Aí vem um cara na TV e revela que tudo o que eu estava dizendo há muito tempo era verdade. Você ainda me acha paranóico? Assista esse vídeo:

http://globotv.globo.com/rede-globo/fantastico/t/edicoes/v/documentos-comprovam-que-os-eua-espionou-telefonemas-e-e-mails-de-brasileiros/2678091/

MILHÕES de brasileiros tiveram seus telefonemas ouvidos e seus e-mails lidos. Sim, sabe aquela mensagem “quente” que você trocou com sua mulher? É bem possível que alguém tenha lido. Na verdade, é bem provável que alguém tenha lido. Sabe qual foi a resposta oficial do Governo americano? Fiquem tranquilos, pois nós monitoramos mais os estrangeiros, principalmente os brasileiros. Entendeu agora?

Pois bem, é preciso aprendermos a viver sob um novo PRISMa, escrito de propósito assim mesmo. Vou publicar uma série de artigos explicando como tentar fugir do problema, mas antes dê uma lida nesse artigo aqui do Anahuac: será que você realmente precisa dessas redes sociais “devassas”? Tenha em mente a seguinte sensação: antes de começar a escrever qualquer coisa em qualquer rede social americana, alguém mais vai olhar aquilo. Preste atenção nos dados que troca por e-mail, pois aquelas mensagens estão sendo abertas sem seu conhecimento.

Finalmente, cuidado aonde vai pela Internet: sempre, mas SEMPRE MESMO tem alguém olhando nas suas costas enquanto está no computador.

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



2 Responses to A vida sob um novo PRISMa