Aprenda a receber elogios

yellow umbrella
Aderson Ribeiro da Silva curti este post

Obtenha o reconhecimento que merece

Imagine a seguinte situação: Você fica até mais tarde no trabalho, ganha constantemente contas que seus colegas de trabalho podem apenas sonhar em ter, nunca perde prazos, nunca chega atrasado e, ainda por cima, você termina até mesmo seus piores projetos com sucesso e antes do previsto.

Você pensaria que, ao fazer tudo isso, você teria de ouvir, pelo menos de vez em quando, um obrigado de reconhecimento da chefia? Bem, isto é o que você espera. Mas, infelizmente, o seu chefe está ocupado lidando com um membro “problema” da equipe e, como resultado, se esquece de mostrar qualquer gratidão para suas estrelas. Isso inclui você.

Você já esteve em uma situação como esta? Trabalhar duro e ser ignorado por seu chefe pode ser difícil. É por isso que às vezes você tem que tomar o assunto em suas próprias mãos. Alegrar-se de suas próprias realizações pode até parecer estranho. Mas, olhe desta forma: Se o seu chefe não percebe seu trabalho duro e você não está demonstrando a ele(a) como você se sente, o que vai acontecer quando você pedir um aumento? Como ele(a) saberá que você está pronto para aquela promoção, ou que você é ideal para esse grande e fascinante projeto?

As coisas não têm que ser assim. Por isso, vamos lhe mostrar como obter o reconhecimento que merece, sem parecer que você esteja em busca de atenção. Acredite ou não, há maneiras de fazer isso.

  • Primeiro passo: decidir o que quer

Existem muitos tipos de reconhecimento, de modo a decidir que tipo você deseja. As empresas muitas vezes agradecem seu pessoal com prêmios, certificados ou bônus. No entanto, muitas vezes as pessoas só querem elogios simples. E todos nós queremos saber que o nosso trabalho é significativo e que fizemos a diferença. Um certificado de “Funcionário do Mês”, ou um frio bônus no salário nem sempre comunica isso. Então, o que exatamente você está procurando? É importante definir isso, porque todo mundo quer algo diferente. Você quer um simples “obrigado”? Uma cerimônia de premiação em sua homenagem? Um aumento?

  • Segundo passo: Definir Porque você merece elogios

Não entre no escritório do seu chefe sem preparação prévia, para dizer o grande trabalho que você vem realizando. Sabe por quê? Parece estranho, mas se você estiver um pouco nervoso, poderá esquecer algo importante que fez. Você pode esquecer a ajuda que um colega lhe deu, abrindo uma brecha para que a pessoa possa falar mal de seu caráter.

Certifique-se de que você esteja bem, além de procurar dar crédito onde ele é devido. Faça uma lista das realizações que você gostaria de discutir. Ao lado de cada um, liste o valor que a realização trouxe para a empresa.

  • Terceiro Passo: Elogie-se

Este é o momento certo para ser criativo. Você conhece o seu chefe e seu ambiente de trabalho. Então, pense em maneiras de deixar o seu chefe saber o quão duro você está trabalhando. Se você for dizer a seu chefe de modo bem direto, então faça-o com cuidado e tato, de preferência, em uma área privada.

Sabe a lista de realizações que você acabou de criar? Leia mais algumas vezes antes da reunião. Enquanto fala, enfatize o quanto você teve ajuda e como seus colegas de trabalho devem ser recompensados pelo trabalho duro também.

yellow umbrella

            Se isto fizer você se sentir um pouco acima dos demais, por parecer que você está se gabando, pense em maneiras de deixar seu chefe saber o que você tem feito, sem ser tão óbvio ou explícito. Por exemplo, envie ao seu chefe um email cada vez que você ganha uma nova conta, um projeto, uma tarefa, ou quando você finalmente foi capaz de agradar o pior cliente de sua empresa. Estes poucos “relatórios de progresso” mantém suas ações à vista de uma maneira delicada e não muito óbvia.

            Você também pode elogiar os outros na frente do seu chefe. Ao trazer o bom trabalho deles para a atenção do seu chefe, ele pode perceber o grande trabalho que você vem fazendo. Mantenha os elogios genuínos e honestos, pois se você parecer insincero, as pessoas podem notar, e você pode não ser bem visto. Se você tem algo bom para dizer, diga, mas não fale se você não quer realmente dizer.

DICAS:

  • Olhe atentamente para as ações de seu chefe. Ele pode estar elogiando você, mesmo sem que você perceba. Por exemplo, digamos que você passou horas escrevendo a mensagem anual aos acionistas, e seu chefe só olhou para ela rapidamente antes de copiá-la. Antes de ficar chateado, considere que suas ações podem realmente dizer que seu chefe confia em você para fazer um trabalho de imediato, e que não leu todas as linhas por saber que você fez um ótimo trabalho. É verdade que receber um “obrigado” por um trabalho bem feito é algo bom, mas demonstrar esse tipo de confiança também é um elogio.
  • Em seu ambiente de trabalho, talvez todos os problemas de comportamento são notados, e os que são realmente bons e grandes parecem ser ignorados. Se assim for, então talvez você tenha de fazer algo ousado para chamar a atenção da administração. Procure dizer ao seu chefe honestamente como os membros da equipe precisam de algum reconhecimento. Mantenha o foco longe de si mesmo e ajude seu chefe a entender como todos estariam mais motivados se recebessem um elogio de vez em quando.

Aplique em sua vida!

Pronto para colocar isso em prática? Veja a seguir algumas maneiras fáceis de usar esta ferramenta na sua vida desde já:

  • Utilize-se destas estratégias para ganhar o elogio que merece;
  • Comece por reconhecer as conquistas dos outros. Se você observar os colegas de trabalho fazendo algo trabalhoso, envie-lhes emails elogiando seus esforços, e envie cópia para seu chefe. Isso pode mostrar a ele que você está demonstrando características de líder;
  • Lembre-se que o seu patrão também pode precisar de alguns elogios e reconhecimento. Então,  envie-lhe um email quando ele fez a diferença em seu dia, e considere mandar cópia do email para o chefe dele também;
  • Se você é um líder de equipe, mantenha os olhos abertos para as atividades e aos colegas de trabalho que merecem elogios. Sempre que alguém faz algo, e ganhou um sincero “obrigado”, envie um email para a pessoa com cópia para o seu chefe.

Estas são apenas algumas maneiras que você pode “subir o moral” em seu local de trabalho para que as pessoas também se peguem pensando em elogios e reconhecimento.

Quando você reconhecer os esforços de sua equipe, consequentemente você ganhará seus próprios elogios também.

Coach Thiago Ferreira

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas