Senado entra na era da participação

SenadoExternoLMar2

SenadoExternoLMar2

Boa tarde calangos,

e aí, todo mundo feliz com o Mengão, vamos ganhar quarta no Maraca hein!!! Todo mundo feliz com a prisão da galera do mensalão (prisão meia boca, mas um dia a gente chega lá!!!!).

E agora todo mundo sorrindo de novo porque a novidade é boa, e funciona! Eu já testei e aceitaram a minha sugestão!

Para todo mundo que não tem tempo de fazer lobby (informação e comunicação!) como eu que trabalho na área, e quer participar do nosso processo democrático de formação e alteração das leis, o Senado Federal está com uma ferramenta nova, super legal, que permite que TODAS AS PESSOAS possam enviar suas sugestões de modificação, ou opinar sobre todos os projetos que tramitam na Casa e nas comissões mistas de deputados e senadores.

É bem simples, você entra na página do Senado, procura o projeto e clica na imagem escrita OPINE!

Basta acessar o site do www.senado.gov.br,  fazer o login com seus dados no portal e-cidadania do próprio Senado e entrar na aba ATIVIDADE LEGISLATIVA.

Se vc souber o número e o tipo do projeto (PLS, PEC, PLC, PDS, etc) é só digitar, se quiser procurar pelo tema é só digitar em “Palavra Chave”; você também pode procurar pelo autor para saber os projetos de qualquer senador, deputado (que tenha projeto tramitando no Senado), presidente da República, poder Judiciário, etc; também pode procurar pelo relator (o senador que analisa o projeto e apresenta seu voto para a comissão ou plenário aprovar ou não); pode procurar pelo período que foi apresentado; e pode olhar todos os projetos em tramitação.

NÃO ESQUEÇA de clicar SIM lá embaixo onde está escrito “EM TRAMITAÇÃO“. Não adianta querer opinar em projeto rejeitado, arquivado, sancionado, prejudicado; é igual chorar pelo leite derramado hahaha.

Como exemplo, vou deixar o link da última Medida Provisória (MPV) 627 de 2013 que o Governo apresentou. Só abrir e clicar em opinar, esses desenhos de um PDF são os textos da matéria, também existe uma aba textos.

A sua opinião vai para o autor, e para os relatores do projeto e o Senado possui muitos consultores especializados em todas as áreas que analisam seriamente todas as matérias e estão analisando as sugestões.

E o melhor? Como eu havia dito, FUNCIONA!!!! Eu já opinei, aceitaram a minha sugestão, mudaram o texto e ainda me informaram pelo e-mail.

E tem mais, você pode fazer perguntas durante as audiência públicas! Para assistir é só acessar a TV Senado.

E aí gostaram? Agora é só fazer bom uso!!!

 

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



One Response to Senado entra na era da participação

  1. Aderson 22 de novembro de 2013 at 21:29 #

    Uma boa dica da nossa colunista, parabéns Renata Santana pela dica, espero que nosso publico possa ficar mais informados sobre a politica em nosso país..

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas