Não podemos entregar nossa biometria pra eles!

Biometria não!

Se você ainda não sabe, o TSE está não apenas pedindo, mas EXIGINDO que todos os cidadãos do Brasil realizem o seu recadastramento biométrico sob pena de perder o seu título de eleitor. Segundo o cronograma proposto pelo verdadeiro DONO da “democracia” brasileira, aqui em Brasília quem não se recadastrar para as próximas eleições vai perder o título de eleitor.

Ora, mas por que eu deveria estar preocupado com isso? Afinal é só mais um passo na já complexa burocracia de nosso governo, não é mesmo? Antes de mais nada dê uma lida aqui. Agora tenha o seguinte em mente: todas as informações que você coloca na Internet são públicas. Sim, eu disse TODAS! Tenha sempre aquela sensação de que alguém está fungando no seu cangote e lendo, simplesmente porque é verdade.

publiquei aqui também uma série de matérias que mostram como não dá pra confiar na Urna Eletrônica e muito menos na Segurança da Informação do TSE, uma vez que a rede já foi invadida.  Se você fornecer seus dados biométricos para o tribunal, ele estará de posse de uma identificação inequívoca sobre a sua pessoa. Isso significa que será digitalizado um registro único com a sua identificação para sempre, que poderá ser cruzado com outros bancos de dados para montar um perfil completo. Para quê? Com o objetivo de aumentar a segurança no processo eleitoral. Pelo menos é o que eles dizem.

Para não fazer mais um post demasiadamente longo, vou colocar aqui um link para uma campanha de Internet que está sendo propagada, com o objetivo de utilizar o ordenamento jurídico brasileiro para impedir que o TSE de nos obrigar a registrar a biometria. Em poucas palavras, você não deveria se recadastrar pelos seguintes motivos:

  1. A biometria não aumenta a segurança, pelo contrário. Você guardaria uma lista de senhas junto com os cartões de crédito? Pois bem: a urna grava a biometria e a lista de votos.
  2. A tecnologia proposta pelo TSE é fechada e terrivelmente ineficiente;
  3. O planejamento de implantação proposto é inadequado e confuso;
  4. Recolher os dados biométricos dos eleitores é contra a lei;
  5. Os dados da urna serão compartilhados com a Polícia Federal. Já há acordo pra isso;
  6. Como comprovado pelo escândalo do PRISM, você já está sendo monitorado. Adicionar a biometria é associar o seu eu virtual a você mesmo, na sua vida. Mais do que a Matrix;

Todos esses motivos e muitos outros estão expostos no brilhante texto do Professor Pedro Rezende.

O que estamos propondo então é um Movimento de Obediência Civil. O que isso significa? Mesmo o TSE sendo juiz e executor, vamos forçá-lo a cumprir a lei enviando uma petição para o juiz eleitoral informando que a biometria é errada, ilegal e nós não vamos fazer. Para isso, basta protocolar uma pedição cujo modelo já está proposto no site questionando o juiz eleitoral sobre a legalidade da biometria.

O que seria cômico se não fosse trágico é que estamos brigando pelo nosso direito de exercer a democracia num país onde somos tão pouco incentivados a fazê-lo, processo esse que é controlado por um órgão que de democrático não tem nada. Não existe nada no ordenamento jurídico nacional que se assemelhe a tal absurdo quanto ao totalitarismo do TSE, mas aprendemos esse mês que se formos pra rua nos manifestarmos as coisas podem realmente mudar. Chegamos ao momento de agir contra a ditadura das eleições.

Acesse o site da campanha e participe: http://www.brunazo.eng.br/voto-e/textos/recadastramento.htm

Eu já fiz a minha petição e vou protocolar. E você?

Biometria não!

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



15 Responses to Não podemos entregar nossa biometria pra eles!

  1. Profile photo of Jhonatan Kendi Hirashima Jardim
    Jhonatan Kendi Hirashima Jardim 12 de julho de 2013 at 14:25 #

    @eduardosan, então a sugestão, para quem fez o agendamento, é boicotar?

  2. Profile photo of Eduardo Santos
    Eduardo Santos 12 de julho de 2013 at 14:40 #

    @jhonatankendi Se eu te disser pra boicotar você vai perder o título de eleitor. Isso representa uma desobediência civil e você estará sujeito às penas da lei. Não posso te recomendar isso sem que você me responsabilize do fato.

    O procedimento que propomos é utilizar a lei a seu favor para impedir a sua biometria de ser cadastrada. Mesmo que o agendamento tenha sido feito ainda é possível enviar a petição ao juiz eleitoral. O que recomendo é que siga o procedimento descrito mesmo que já tenha sido agendado.

    • Eliza Maria Alves Caldas 13 de julho de 2013 at 12:59 #

      Não encontrei o modelo de petição.Devo eu procurar o Juiz eleitoral da minha região e entregar pessoalmente?

  3. Isilda 14 de julho de 2013 at 13:41 #

    Por que eles não fazem bio com os bandidos assassinos no Pais ou com quem tem fixa criminal??Um assassino mata em varios Estados e a ´justiça não sabe….

    • Profile photo of Eduardo Santos
      Eduardo Santos 14 de julho de 2013 at 15:05 #

      Olá Isilda,

      Na verdade eles já fazem algo parecido com isso, mas o fato é que as polícias estaduais, responsáveis por investigar os crimes comuns, não têm dinheiro para lidar com essa tecnologia. Já no TSE, o que não falta é dinheiro.

  4. macielera 15 de julho de 2013 at 9:42 #

    A pergunta que não quer calar, você fez o seu recadastramento?

  5. D'arc 18 de julho de 2013 at 10:30 #

    Desconfiei desse recadastramento biométrico infelizmente no dia que fui transferir meu título de eleitor, nem tive a chance de não faze-lo porque só era possível transferir deixando a biometria lá. Me senti em um daqueles seriados americanos “a lá CSI” eles coletam as digitais de todos os dedos, mão direita e esquerda, te fazem um milhão de perguntas e ainda tiram uma foto sua em alta definição em uma daquelas cameras super tecnológicas. :(

    • Profile photo of Eduardo Santos
      Eduardo Santos 18 de julho de 2013 at 22:46 #

      Pois é, o procedimento já é conhecido por quem tira passaporte. O ruim é não te falarem nada sobre isso e te obrigarem a fazer um recadastramento.

  6. Marcelo Martinelli 18 de julho de 2013 at 13:55 #

    Eu ja fiz, protocolei e levei em mãos no TSE de Florianopolis.

  7. Lucia 15 de dezembro de 2013 at 19:38 #

    Boa tarde, Eduardo.

    Gostaria de saber se você já protocolou sua petição e, caso já tenha obtido resposta, poderia informar qual foi?

    Agradeço a atenção.

    Lúcia

Trackbacks/Pingbacks

  1. Calangos Tecnologia, Internet » Eles estão atrás de você - 6 de agosto de 2013

    […] estratégia de combate então está traçada: vamos obrigar todos a cadastrarem a biometria com o pretexto da segurança na votação para podermos identificar os perfis violentos que vemos […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas