Trazendo bem-estar e felicidade a sua vida

café cópia
Aderson Ribeiro da Silva curti este post

O modelo PERMA 

Nós todos queremos ser felizes. Quem não quer ser feliz? Quando estamos café cópiafelizes, somos produtivos, somos bons em construir relacionamentos significativos com os que nos rodeiam, e… Nos sentimos maravilhosamente bem!

No entanto, a felicidade é uma coisa notoriamente difícil de “apontar”, e concentrando-se muito intensamente sobre ela, podemos acabar nos sentindo insatisfeito.

Neste artigo vamos olhar para o modelo PERMA. Isso nos ajuda a pensar sobre o que nós precisamos fazer florescer – e ficar realmente feliz com o resultado! Alcance a felicidade e bem-estar com o modelo PERMA.

Sobre o modelo

O modelo PERMA foi desenvolvido pelo respeitado psicólogo positivo Martin Seligman, e foi amplamente divulgado, em seu influente livro de 2011, “Florescer”

“PERMA” representa os cinco elementos essenciais que devem estar no local para que experimentemos bem-estar duradouro. Estes são os seguintes:

1. Emoção positiva (P)

Para sentirmos a experiência do bem-estar, precisamos de emoção positiva em nossas vidas. Qualquer emoção positiva como a paz, a gratidão, satisfação, prazer, inspiração, esperança, curiosidade, ou amor se enquadram nesta categoria – e a mensagem é que realmente é importante se divertir no aqui e agora, porém somente enquanto os outros elementos PERMA estiverem no lugar.

2. Engajamento (E)

Quando estamos verdadeiramente empenhados em uma situação, projeto, tarefa ou experimentamos um estado de fluxo, o tempo parece parar, perdemos nosso senso de individualidade e nos concentramos intensamente no presente. E isso é muito bom! Quanto mais experimentamos este tipo de envolvimento, mais provável é de experimentar o bem-estar.

3. Relacionamentos positivos (R)

Como seres humanos, somos “seres sociais”, e bons relacionamentos são fundamentais para o nosso bem-estar. De tempos em tempos, vemos que as pessoas que têm relações significativas e positivas com outras são mais felizes do que aquelas que não têm. Relacionamento realmente importa!

4. Significado (M)

Significado vem de servir uma causa maior do que nós mesmos. Seja isto uma divindade específica ou religião, ou uma causa que ajuda a humanidade de alguma forma, todos nós precisamos de significado em nossas vidas para ter uma sensação de bem-estar com nós mesmos e com outros.

5. Realização (A)

Muitos de nós nos esforçamos para melhorar a nós mesmos de alguma forma, se estamos procurando dominar uma habilidade, alcançar um objetivo valioso ou ganhar em algum evento competitivo. Como tal, a realização é outra coisa importante que contribui para a nossa capacidade de florescer.

Utilizando o Modelo PERMA

Uma vez que você está ciente das coisas que compõem o bem-estar (em vez de se concentrar somente na felicidade), é muito mais fácil viver uma vida rica e significativa. Vamos dar uma olhada em como você pode fazer isso.

Emoções positivas

Embora não se pode ser feliz o tempo todo, precisamos ter certeza de que muitas vezes, iremos experimentar emoções positivas, como prazer, felicidade, contentamento, paz, alegria e inspiração. Se você sente que não está experimentando emoções positivas suficientes em sua vida, pare e pense sobre o porquê.

Primeiro, olhe para a sua carreira. Você usa seus talentos e pontos fortes em sua função atual? Além disso, tire um momento para identificar pessoas, eventos ou coisas que lhe dão prazer. Por exemplo, imagine que você ama estar ao ar livre, rodeado por natureza, porém, trabalhar em um escritório significa que você raramente experimenta esta fonte de felicidade. Por que não trazer plantas em seu escritório ou mesa?

O objetivo aqui é encontrar maneiras de trazer emoções positivas e prazer em sua rotina diária e garantir que você não continue protelando essas coisas para um futuro… Que nunca chega.

Engajamento

 

Você se sente envolvido com sua carreira? Ou você persegue passatempos e atividades que ajudam a se encontrar no estado de fluxo de que falamos anteriormente?

Engajamento é mais estreitamente identificado como ato de criação, mas você também pode experimentar um profundo engajamento ao participar de esportes, passar tempo com amigos, ou trabalhar em projetos que você tem fascínio.

Você pode aumentar seu engajamento no trabalho, primeiro minimizando distrações e melhorando a concentração. Estes ajudarão você a entrar em um estado de fluxo. Então, na medida do possível, se concentre em projetos que oferecem desafios interessantes para suas habilidades.

Em seguida, olhe para os seus interesses. Você reserva tempo suficiente para interesses pessoais, como um passatempo favorito ou atividade física? Muitos de nós deixa escapar este momento pessoal importante, especialmente quando estamos estressados ou sobrecarregados com o trabalho. Tente dedicar mais tempo em atividades que fazem você se sentir feliz e engajado.

Relacionamentos positivos

Você tem relações positivas em sua vida? Estas podem ser com qualquer um: família, amigos, vizinhos ou colegas. Você gostaria de ter mais desses relacionamentos?

Você certamente passará a maior parte de sua vida no trabalho, por isso é importante começar aqui se quiser construir grandes relacionamentos.

Em seguida, olhe para a sua vida pessoal. Você gosta da companhia de sua família e amigos, e você acha que elas são positivas e de apoio?

Se não, então é importante ter tempo para entender o porquê. Você está dedicando tempo suficiente para fortalecer esses relacionamentos? Será que você precisa fazer mais esforço para chegar aos seus amigos e familiares?

Faça um compromisso de gastar um tempo significativo com um amigo ou membro da família em uma base regular. Os relacionamentos necessitam de compromisso e trabalho duro, e eles são muitas vezes aprofundados somente quando nós fazemos um esforço para se conectar com as pessoas. Por outro lado, haverá muito o que fazer caso você de fato se interesse em mudar as pessoas à sua volta: se os seus relacionamentos não são positivos, o quão longe você iria para preservá-los?

Significado

Você sente que sua vida e trabalho tem sentido? Isto é, você sente que você está conectado de alguma forma em uma causa maior do que você?

A maioria de nós quer acreditar que estamos trabalhando e vivendo para um propósito maior. Assim, encontrar significado é importante para a nossa sensação de bem-estar. É tão importante quanto também olhar para o que significa na sua vida pessoal certas atividades, como passar tempo com a família, o voluntariado ou realizar atos de bondade, pois estas são atividades que realmente melhoram o nosso senso de significado na vida. Se você sente que falta significado na sua vida, fazer essas coisas será imensamente gratificante.

Realizações

Realização e conquista podem ser os elementos mais difíceis do PERMA, simplesmente porque é muito fácil esticá-los demais. Por exemplo, em muitas sociedades, a realização é altamente valorizada, e se nós não estamos ocupados, pode parecer que não estamos à altura das expectativas de viver uma vida plena. No entanto, se estamos continuamente a empurrar a nós mesmos, podemos facilmente “correr em círculos até a exaustão” em busca da realização seguinte.

Se você julgar a si mesmo, e perceber que não está tendo tempo ou energia suficiente para realizar seus sonhos, então comece agora.

Se você sentir que está dedicando muito tempo para suas realizações (e, assim, deixando de fazer outras coisas importantes, deixando sua vida desequilibrada), então talvez seja hora de dar um passo para trás e se concentrar em outros elementos do modelo PERMA.

Até lá, viva plenamente, ame abertamente e faça a diferença… hoje!

Coach Thiago Ferreira

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas