UM OLHAR LIVRE

A CAIXA Cultural Brasília apresenta a exposição “Um Olhar Livre”, do fotógrafo lituano Antanas Sutkus. Com curadoria de Luiz Gustavo Carvalho, a mostra, que fica em cartaz até 30 de junho, exibe 120 imagens, produzidas entre as décadas de 1950 e 1990, na antiga União Soviética. Mesmo sendo considerado um dos maiores fotógrafos do antigo bloco soviético, Sutkus construiu a sua obra ignorando os estandartes dos ideais totalitários.
UM OLHAR LIVRE
Sutkus começou a fotografar ainda nos anos 1950, formado pela Universidade de Vilnius. Seu principal interesse eram as pessoas simples, seu dia-a-dia, e a expressão particular de cada um destes indivíduos. Antanas Sutkus foi fundador da escola de fotografia na Lituânia, dando assim um grande impulso à fotografia em todos os países bálticos. Em 1969 foi fundada a Sociedade da Arte da Fotografia em Vilnius, que reunia todos os fotógrafos com talento da Lituânia.
Sutkus foi condecorado com um prêmio da Associação Internacional de Fotografia Artística, em 1976, a da qual ele é membro até hoje. Desde 1996 ele é o presidente da Associação Lituana de Fotógrafos. O fotógrafo já fez exposições por todo o mundo e suas fotos fazem parte do acervo permanente de museus como o Victoria e o Albert Museu (Londres), Nicephore (Nice), Museu de Fotografia (Helsinque) e o Instituto de Arte (Chicago).
Serviço
Um Olhar Livre
Local: CAIXA Cultural – SBS, Quadra 4, Lotes 3/4, Edifício anexo à matriz da Caixa.
De 14 de maio a 30 de junho. De terça a domingo, das 9h às 21h
Entrada franca

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



Leave a Reply

Skip to toolbar