Recebendo amigos – Pizza

Recebendo amigos - Pizza

Quem não gosta de pizza??

A pizza é um ótimo, delicioso e democrático prato a ser servido para os amigos, além de não te deixar preso ao forno, se você organizar com antecedência. Vamos a dica!!

A massa é fácil de ser feita – posteriormente vou passar duas ótimas receitas – e você pode congelar ou apenas refrigerar por até 10 dias sem perder a qualidade! Quer facilitar? Compre pronta!! Não vai ser a mesma coisa, mas facilita pra quem não quer colocar a mão na massa. Mas, por favor, não compre pizza pronta em padaria e, principalmente, industrializadas, afinal, são seus amigos ou não?!? Preze a qualidade.

Tudo bem, você optou por comprar a massa pronta. Você acha em supermercados, de boa qualidade, e até na internet de pessoas que vendem para pizzarias. É uma boa saída, pois ela vem congelada e pré-assada.

Bem. A primeira etapa já foi. Agora a segunda: definição e compra dos recheios. Lembram que eu falei que a pizza é democrática? Sim. Pois você define os recheios, de acordo com os convidados. Tem vegetariano? Vá de marguerita. Tem carnívoro? Vá de calabresa. Maníaco por doce? Vá de banana com chocolate. E ainda coloque uma bola de sorvete em cima. Enfim. Defina os sabores. Utilize uns 2-3 sabores tradicionais (portuguesa, marguerita, calabresa, mussarela, quatro-queijos, frango com catupiry etc), inove com uns sabores diferentes (linguicinha mineira, bacon com frango, tomate seco e manjericão, por exemplo) e arrisque em um sabor exótico, tal como, queijo de coalho, melaço de cana e pimenta-rosa (já fiz e fica maravilhosa a mistura). Lembre-se: procure produtos que você faria pra você comer…qualidade. Ah. Calcule a média de 250-300gr de queijo para cada pizza grande, ok.

coalho

Ok. Agora temos duas opções: preparar antes ou na hora. Se for preparar antes, pode fazer as pizzas com antecedência de um ou dois dias, até três, sem problemas. Enrole-as no papel-filme e deixe na geladeira até a hora de colocar no forno. Quer uma reunião com a participação de todos? Reúna os amigos para prepararem as pizzas. Mas não deixe nada para picar, cortar ou preparar na hora. Faça antes e deixe tudo separado em potes para somente montar na hora. Vá por mim. Experiência própria!!

Lembre-se da sequência: molho, queijo, recheio e mais um pouco de queijo.

O forno. Nada equipara-se ao forno a lenha (posteriormente ensino como fazer fácil o fogo), ao sabor que a lenha “defuma” a pizza, mas se não tiver, vá de forno elétrico mesmo. Para o forno a lenha, prepare o fogo no mínimo uma hora antes, para esquentar bem os tijolos do forno. Depois só vá mantendo o fogo. Já o forno elétrico, 20 minutos de pré-aquecimento bastam, no fogo alto. E mantenha alto para assar. De 8-10 minutos ou até o queijo derreter. Pré-aquecimento é a chave para não deixar a pizza mole!!!

forno

 Com vinho fica bom, com cerveja também, com refrigerante ou com suco. Tanto faz. O que vale é a diversão e jogar conversa fora com os amigos. É claro que a dica é para receber os amigos. Se você quiser fazer uma festa grande, dá para fazer, mas o trabalho é grande. Neste caso, prefira contratar.

 

Siga as dicas. Não tem erro. Vai ser uma ótima experiência. Qualquer coisa…é só perguntar.

 

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



Something about Paulo Ricardo Santos de Oliveira

Profile photo of Paulo Ricardo Santos de OliveiraMeu nome é Paulo Ricardo, sou gaúcho de Canoas, calango de coração, vivendo nesta maravilhosa cidade desde 1997, a qual me acolheu e me deu tudo o que tenho hoje: um emprego (funcionário público), muitos amigos, uma família linda com dois filhos maravilhosos e o amor pela gastronomia. Sou autodidata. Não fiz (ainda!) cursos específicos. Minha vida de aprendizado foi visitando feiras, experimentando, tentando e recebendo amigos em casa, que – modéstia a parte – nunca reclamaram.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas