Congresso continua com a pauta prioritária

Plenário do Senado
Renata Santana, Eduardo Santos, Aderson Ribeiro da Silva curtimos este post

Plenário do Senado

Boa noite calangada, boa noite Abin, good evening Obama, e para quem mais estiver aí.

Quase não consigo fazer esse post hoje, essa semana foi pauleira, mas tudo acabou bem =)

Não se fala em outra coisa senão Obama né, o Dudu já sabia. Vcs viram o post sobre as eleições? Eu tb não confio nessa história de biometria ai ai….

E o Congresso? Ainda está uma loucura, achei que eles fossem ficar mais calmos, mas depois da vaia que a Dilma tomou dos prefeitos, eles ainda estão um pouco constrangidos de voltar ao ritmo de festa (parecendo Silvio Santos né).

Bom, nem o relatório preliminar da LDO foi votado ainda para tentar segurar os parlamentares por lá em julho (eles tem que votar para poder entrar em recesso).

O Senado fez uma pauta prioritária por causa das manifestações e todo dia está tendo deliberativa. Votaram os projetos que eu falei no último post, deu uma enrolada ali na PEC que retira a punição de aposentadoria de magistrado (mas deve votar, essa TEM que votar – quando um juiz apronta é punido com aposentadoria, legal né?), votaram os projetos elaborados pela CPI do ECAD (até o Roberto Carlos foi ao Congresso, parecia festival), e a dos suplentes (hahaha rejeitaram e depois voltaram atrás). Aquela história que MP tinha que chegar com 7 dias de antecedência já virou poeira porque votaram a 610 na Câmara na quarta e no Senado na quinta (alguns senadores tem mais poder na agenda legislativa – tipo o Eunício Oliveira que era o relator). O fim do foro privilegiado para crimes comuns será votado após o recesso (já sabem né, se tudo acalmar nunca entrará na pauta). Mas tem uma listinha, clique aqui.  Qualquer dúvida é só perguntar.

A Câmara é daquele jeito né, imagina você colocando ordem em 513 deputados…Complicado! Mas votaram o Estatuto da Juventude que estava enrolado desde 2004! Royalties para saúde e educação ainda aguarda votação (deve ir na próxima semana), PL do Ecad votaram e mandaram de volta para o Senado (tem que votar no Senado e na Câmara, se a segunda Casa mudar alguma coisa, volta a modificação para a primeira aceitar ou não a mudança). E a tendência é que o plebiscito fique enrolado.

Outra notícia que tende a ser boa e que estão colocando ordem na votação dos vetos presidenciais que estão encalhados há mil nos. Eles nunca votam os vetos, a tendência era deixar, mas agora né, nada mais vai poder ficar parado. O povo descobriu o poder que tem de cobrar mudanças nas pautas. Vocês viram que a Dilma vetou uns pontos do ato médico, né!

As coisas ainda continuam confusas, como esta semana teve Marcha dos Prefeitos, os parlamentares ficam meio ocupados recebendo os prefeitos o dia todo e o Congresso fica muito movimento, sem muito tempo para as votações. A princípio, a semana que vem deveria ser a última, mas temos que esperar para ver. A sensação é de que todos estão muito cansados (eu estou rss), as últimas semanas foram de correria lá dentro,  com votações até tarde, fora os outros compromissos de bancada. Vamos ver se semana que vem eles vão continuar querendo ficar mais uns dias ou vão desistir e sair para o recesso. A insegurança ainda é grande, mas o comício da CUT não fez nem cócegas né, pelo amor de Deus! Eu que perdi de ganhar R$ 50 para ir lá (pelo menos é o que dizem né hahaha). Mas eles sabem que o povo está de olho, e nós calangos também.

Ahhh já ia esquecendo de falar, vocês sabem que podem participar de algumas audiências públicas pela internet né. Quase todas as comissões são transmitidas ao vivo pela internet, e em algumas vocês podem mandar perguntas para os convidados. Mais um meio de participar.

Vocês também podem mandar suas sugestões para algumas das novas leis que estão sendo elaboradas, nos sites da Câmara e do Senado, e alguns ministérios também colocam normativos em fase de elaboração para consulta pública. Outra forma de participar.

Vamos participar ativamente, já falei no calangocast que também dá para enviar e-mail para os parlamentares né. Se quiserem os telefones dos gabinetes também estão sites. Ligue, participe, visite o Congresso. O gigante acordou e  deu uma chacoalhada nos parlamentares. Na semana que vem vou tentar mandar umas atualizações para o Agora na Rede. Mas vamos conversando, qualquer curiosidade é só deixar um recadinho aí que eu respondo, ok?

Bjs, boa noite, aproveitem o fim de semana que tem “”Vamossss Flamengoooo”!!! Uhuuuuuu!!!!

 

 

 

 

 

Siga o portal dos Calangos nas redes sociais



3 Responses to Congresso continua com a pauta prioritária

  1. Aderson 13 de julho de 2013 at 2:37 #

    Muito bom para quem ainda tem alguma duvida e claro sempre sobre como funcionada a Câmara e o Senado, fale a pena da uma lidas nas informações que a Renatinha vem nos passando em sua coluna semanal…

  2. Profile photo of Eduardo Santos
    Eduardo Santos 13 de julho de 2013 at 2:44 #

    Essa “manifestação” nacional da CUT querendo capitalizar (de novo) em cima dos protestos foi ridícula mesmo. Deu até dó. O PT precisa perceber que não é mais o partido de todo o povo agora.

    @renatasantana quando chegar o dia talvez seja o caso de fazer um levantamento das votações para verificar como foi o semestre na Câmara. Acredito que tenha sido o mais movimentado desde que alguém começou a ligar pra isso.

    Sobre a questão “Obama” leia da seguinte forma:

    DISCURSO DO GOVERNO: “Estamos cobrando informações do Governo dos EUA e repudiamos a fiscalização”.

    REALIDADE: “Vamos compartilhar as informações?”

    Nesse momento o acordo para o acesso aos dados deve estar sendo costurado, mas isso eu deixo pra outro dia,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pular para a barra de ferramentas